Hospital São João de Deus e Maternidade Borges

Hospital São João de Deus (Santa Casa de Itu) e Maternidade Borges

Em 1867 foi inaugurado o Hospital da Santa Casa de Itu, tornou-se, desde a sua origem, uma referência na região, atendendo gratuitamente todos os que acorressem às suas dependências.

Em 1939 foi inaugurada a Maternidade Borges, segunda etapa prevista no “Legado Borges”, que possibilitou a fundação do Instituto Borges de Artes e Ofícios – IBAO em 1924. Com o Legado Borges, a Misericórdia de Itu passou a trabalhar em duas vertentes fundamentais do ponto de vista da benemerência e da assistência social: saúde e educação. Este binômio tornar-se-ia sua identidade e filosofia de ação ao longo de todo século 20.

Em 1949 foi erguido, junto ao hospital, o novo Pavilhão Infantil, que consolidou um espaço e um atendimento específico para crianças.

Em 1983 deu-se a grandiosa inauguração do novo hospital da Irmandade, 116 anos após a sua primeira edificação. Com a mudança para o novo complexo, a Santa Casa deixou as dependências do primeiro sobrado, hoje um monumento à história da saúde e da misericórdia do país. Em 1989 foi inaugurado o novo Pavilhão Infantil, a partir do legado de Paulo Bueno Galvão, que ao falecer em 1984, deixou em testamento a doação de imóveis para que fosse construído esse pavilhão.

hospital_maternidade