Cartão de Confirmação do Enem 2016

Cartão de Confirmação do Enem 2016: Dentro das próximas semanas será conhecido o período de inscrição do Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgará entre o final de abril e início de maio o edital das provas deste ano. Apenas os candidatos que se inscreverem corretamente, dentro do prazo estipulado, terão acesso ao cartão com a confirmação das inscrições.

Desde 2009, ano em que o Exame brasileiro passou por grande reformulação e começou a ser aplicado neste atual formato, o Inep, autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pela organização das provas, tem o hábito de divulgar o edital entre os últimos dias de abril e primeira quinzena de maio. As inscrições, por sua vez, costumam acontecer entre o fim de maio e início de junho. Desta forma, a expectativa é de que em 2016 as datas sejam mantidas.

Qual a data oficial das inscrições do Enem? As inscrições do Enem 2016 serão feitas exclusivamente via internet, no portal do Inep, acessível na página eletrônica http://enem.inep.gov.br/participante. No entanto, é válido alertar que quaisquer outras inscrições realizadas em outros meios que não sejam o site oficial, dentro ou fora do prazo que será estipulado em edital, não serão reconhecidas pela organização do Exame.

A expectativa é de que o cronograma do Enem 2016 não fuja muito das datas utilizadas nas últimas edições. Assim, os estudantes interessados em participar das provas precisam ficar atentos, pois as inscrições devem começar ainda em maio, na segunda quinzena do mês. A previsão aponta a aplicação do Exame no último final de semana de outubro (29 e 30) ou no primeiro final de semana de novembro (05 e 06).

Cartão de Confirmação e Local de Prova do Enem 2016
Cartão de Confirmação e Local de Prova do Enem 2016
Como se inscrever no Enem 2016?

Os estudantes interessados em participar do Exame precisam obedecer ao período de inscrições do Enem 2016. Dentro do prazo, o candidato deve acessar o site oficial para efetuar seu cadastro. Primeiramente, é necessário informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o número do documento de identidade (RG – Registro Geral).

No ato da inscrição do Enem 2016, o participante deve cadastrar um endereço de e-mail válido e um número de celular. Estes serão os dois meios principais de comunicação entre a organização das provas e os candidatos. Por isso, é essencial que sejam verdadeiros e atuais.

Também é durante a inscrição que o estudante escolhe o município de preferência para seu local de prova do Enem 2016. Além disso, a pessoa ainda precisa escolher a opção de língua estrangeira da prova (inglês ou espanhol), indicar a pretensão de obter o certificado do ensino médio com a nota do Exame (se for o caso) e indicar a necessidade de atendimento diferenciado. Os atendimentos específicos são dados aos candidatos com deficiência, sabatistas, lactantes, gestantes, dentre outros.

Ao se registrar, o participante precisa criar sua senha do Enem 2016 que, junto do número de inscrição que será gerado automaticamente pelo sistema, será utilizada em todos os processos on-line relacionados ao Exame.

Como pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2016? Os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública não precisam se preocupar, pois recebem isenção automática. Por sua vez, aqueles que são membros de baixa renda e não possuem condições em arcar com o valor, que deverá ser mantido em R$ 63,00, deverá declarar carência no Enem 2016. A declaração de carência é feita durante as inscrições, mediante preenchimento de formulário socioeconômico no site oficial.

Cartão de confirmação de inscrição do Enem 2016

Todos os candidatos que preencherem corretamente as inscrições e efetuarem o pagamento da taxa de participação (exceto para isentos) dentro do prazo determinado, terão direito ao cartão de inscrição do Enem 2016. O documento, gerado pelo Inep no mês que antecede as provas, é a comprovação de que o registro foi efetuado com sucesso e que o estudante está apto a participar do Exame.

Apesar de muito importante, o cartão tem apenas caráter informativo e sua apresentação não é obrigatória nos dias de prova. O Inep exige dos participantes apenas a apresentação de um documento original de identificação com foto: cédulas de identidade (RG), Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certificado de Dispensa de Incorporação, Certificado de Reservista, Passaporte e/ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Até a edição de 2014, o Inep enviava, por meio dos Correios, uma versão impressa do cartão a todos os inscritos. Agora, no entanto, visando reduzir gastos, a organização disponibiliza apenas a versão on-line do documento. Esta versão fica disponível na página do participante, no portal do Inep, semanas antes das provas. Para acessá-la o estudante precisa do número de inscrição e da senha.

As informações que constam no cartão de inscrição são as seguintes: número de inscrição, data das provas do Enem 2016, hora, local do Exame, opção de língua estrangeira, e solicitação de certificação (se for o caso).

Os portões dos locais de prova serão abertos ao meio dia e fechados às 13h. Os testes serão aplicados a partir das 13h30min, com duração de 04h30min no primeiro dia e de 05h30min no segundo. Em todos os municípios será levado em conta o horário oficial de Brasília/DF.

Curta a página do Enem 2016 no facebook e compartilhe as notícias com todos os seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *